quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SÍNDROME METABÓLICA_É SÓ OBESIDADE CONTROLADA,HIPERTENSÃO CONTROLADA, DIABETES CONTROLADA,E PROBLEMAS CARDIOVASCULARES CONTROLADOS.É CLARO QUE SÓ ESSES FATORES NÃO EXPLICAM TODA A SÍNDROME METABÓLICA QUE ESTÁ SE TORNANDO MAIS DO QUE UMA EPIDEMIA LOCALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS.

Esta coleção de artigos Nature Publishing Group destaca as várias condições médicas que compõem o que é chamado de Síndrome Metabólica.


A síndrome metabólica afeta quase 50 milhões de americanos entretanto por ser uma pandemia está afetando quase todos os países do mundo,incluindo os países em desenvolvimento com o melhor posionamento socio-economico como o Brasil. Quase um em cada quatro adultos norte-americanos o que não é diferente em outros países com menor proporção. Cerca de sete por cento dos adultos na faixa dos 20 anos e cerca de 40 por cento dos adultos com mais de 40 preenchem os critérios para a síndrome. A síndrome metabólica é um conjunto de condições que ocorrem em conjunto e aumentam o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes. Tendo apenas uma destas condições - aumento da pressão arterial, níveis elevados de insulina, o excesso de gordura corporal em torno da cintura ou dos níveis de colesterol anormais - contribui para o risco de doenças graves e em combinação, o risco é ainda maior.






Não existe uma definição que seje totalmente aceita ou que inclua todas as difunções da síndrome metabólica. Se estes fatores de risco na verdade, pode ser referido como uma síndrome ou não, eles representam uma condição médica em crescimento envolvendo várias especialidades médicas.


NOSSA OPINIÃO:
O que temos observado na prática é que o nome Síndrome Metabólica está ficando incompleto em se considerando que cada dia aparece um novo comprometimento em outras areas,que até então não se levava em consideração.

O que começou como uma simples Síndrome em que ocorria apenas 4 ou 5 disfunções apesar de ser em diversas areas todos os dias acresentamos disfunções pesquisadas e que vão somando-se a outros sinais e sintomas(sindrome)que na verdade é significativamente mais grave do que uma obesidade controlada e outros sinais controlados,como hipertensão,diabetes.

Entretanto fica claro que tudo acabará recaindo no final sobre o coração (que é o orgão de choque)embora não significa que não tenha a necessidade da obesidade controlada da hipertensão controlada e da diabetes controlada,que são os primeiros problemas a serem visualizados.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.

Nenhum comentário: