terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ácidos graxos trans: efeitos na síndrome metabólica, doença cardíaca e diabete

Ácidos graxos trans: efeitos na síndrome metabólica, doença cardíaca e diabete bem como a ausência da obesidade controlada 


As principais fontes alimentares de ácidos graxos trans (AGT), na maioria dos países são óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Consumo é um fator de risco modificáveis(transformadado e inadequado) dietético para a síndrome metabólica, diabetes mellitus e doenças coronarianas. Aqui, revisamos os dados disponíveis sobre os diferentes efeitos de ácidos graxos trans, incluindo metabólicas e vias de sinalização que rodeiam esses efeitos, os tecidos afetados, e as relações com os pontos de vista clínico. ÁCIDOS GRAXOS TRANS,o consumo provoca disfunção metabólica: ela afeta negativamente os níveis circulantes de lipídios, provoca inflamação sistêmica, induz disfunção endotelial (tecidos de revestimentos de casos, coração e demais tecidos de revestimentos e, de acordo com alguns estudos, AUMENTA A ADIPOSIDADE VICERAL, PESO CORPORAL e RESISTÊNCIA À INSULINA . A DIETA COM GORGURAS TRANS influênciar a função dos ovários tipos de células, incluindo HEPATÓCITOS(CÉLULAS QUE COMPÕE A FORMAÇÃO DO FÍGADO),ADIPOCITOS(celulas que compõem a gordura) , MACROFAGO (células que fazem parte da defesa do nosso organismo), CÉLULAS ENDOTELIAIS(células que revestem vasoso do coração e outras áreas do nosso organismo). Entre as gorduras da dieta e nutrientes, GORDURA TRANS ÁCIDA parecem ter um cunho único cardiometabólico ( FUNÇÃO PARA EFICIENCIA DE NOSSO CORAÇÃO) que está ligada à resistência à insulina e os caminhos da síndrome metabólica(doença grave que acaba comprometendo finalmente o coração,mas e composta por outras doenças graves como ,DIABETES MELLITUS,HIPERTENÇÃO ARTERIAL,DISLIPIDEMIA(COMPOSTAS DE VARIAS ALTERAÇÕES COMO O COLESTEROL TOTAL, HDL BOM COLESTEROL, LDL MAL COLESTEROL, TRIGRILECIDES). Consistente com esses efeitos adversos fisiológicos, o consumo de pequenas quantidades de GORDURA TRANS ÁCIDA (2% do consumo total de energia) é consistentemente associada com uma incidência significativamente maior de doença cardíaca coronária. GORDURA TRANS ÁCIDA relações entre consumo e diabetes mellitus têm sido menos consistentes, possivelmente devido a diferenças nos desenhos de estudo. No entanto, os efeitos adversos documentados de ÁCIDOS GRAXOS TRANS alimentam o seu potencial para causar danos e a importância de medidas para minimizar o consumo de ácidos graxos trans produzidos industrialmente É UM PROBLEMA GRAVE DE SAÚDE PÚBLICA.


NOSSA OPINIÃO: Infelizmente iremos pagar muito caro com os problemas que temos pela frente onde fica CLARA a irresponsabilidade das INDÚSTRIAS ligadas a área de alimentação e FAST FOODS , bem como os ensaios e a não tomada de atitude de nossas autoridades em relação a um problema de tamanha importância na vida de todos os HUMANOS DE PAÍSES POBRES OU RICOS, onde o desastre anunciado terá consequências imprevisíveis, MAS MUITO GRAVE.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611



ENDOCRINOLOGISTA-OBESIDADE CONTROLADA-CRESCIMENTO


SÃO PAULO


DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA-MENOPAUSA-TIREOIDE-HIPOTIREOIDISMO


SÃO PAULO






MEMBRO MASTER SOCIETY FOR ENDOCRINOLOGY-LONDON-UK


SOCIEDADE BRASILEIRADE ENDOCRINOLOGIA METABOLOGIA


MEMBRO DA AMERICAN DIABETES ASSOCIATION – USA.



Renata Micha & Dariush Mozaffarian


Nature Reviews Endocrinology 5, 335-344 (June 2009)
doi: 10.1038/nrendo.2009.79

Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, Boston, MA, E.U.A..

Division of Cardiovascular Medicine, Brigham and Women's Hospital e da Harvard Medical School, Boston, MA, E.U.A..

Publicado em 28 de abril de 2009

Nenhum comentário: